segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O mundo maravilhoso da Ikea

Pergunta rápida: qual loja todo imigrante vai para comprar móveis quando chega ao Canadá?  Se você respondeu Ikea, acertou na mosca!

Assim que tivemos o OK do condo, pedimos pra minha tia nos levar na Ikea.  Já sabíamos de outros blogs que lá é um lugar excelente para se comprar os primeiros itens (pratos, copos etc) e que esses itens eles não entregam, nem pagando.  Ou seja, tem que ir de carro.

Na 1a visita já compramos o jogo de pratos ($39 para 6 pessoas), copos (aqueles tipo de restaurante que eu adoro, por impressionantes 79 centavos cada!), um jogo de panelas (3 panelas mais uma frigideira, tudo bonitinho, por $59 - pra quem não cozinha está mais do que bom), cabides e já demos uma olhada em possíveis móveis para o apê como mesa, cadeiras, sofá etc.  Nessa visita já meio que decidimos qual seria nossa mesa, mas ainda não compramos nada pois precisávamos confirmar as medidas.

Pedimos uma planta do apê pro pessoal da construtora (o prédio é novo) e eles nos deram, mas toda em feet e inches e nem todas as metragens estavam lá (pois é, esqueceram de avisar o setor de imóveis que o Canadá adota o sistema métrico!).  Lá fui eu medir tudo de novo em metros (minha cabeça só raciocina em metros e ainda não temos iPhone pra ajudar na conversão) com a super trena que trouxemos do Brasil.  Foi bom também pois acrescentamos algumas medidas importantes como tamanho de dentro do closet para comprar gaveteiro etc.

No final de semana seguinte, depois de 3 dias no apê com apenas um colchão inflável emprestado dos nossos cumpadres e uma TV velha no chão, meu tio emprestou o carro e lá fomos nós na Ikea.  Era sábado do Labour Day weekend e notamos que a loja estava cheia, mas também não tínhamos muito como comparar.  A mesa era um item que precisava ser reservado - ok; escolhemos as cadeiras da mesa (só 2 pra começar), uma escrivaninha (impressionante como é barato) e uma estante.  Sofá decidimos esperar e pesquisar em outros lugares.  Diferente da Tok&Stok,  na Ikea o comprador pega um carrinho de compras especial, vai no almoxarifado e pega todas as caixas dos móveis antes de pagar no caixa - bom, só a fila para pegar o tal carrinho demorou quase 20 minutos!  Aquele lugar era a visão do inferno, hipermercado dia 24 de dezembro 4:30 da tarde, sabem?  Pois é, mas tínhamos que aproveitar o carro do meu tio e lá fomos nós.  Estante - ok.  Escrivaninha - só tinha 1 pé (precisa de 2, certo?). Cadeiras - não tinha nenhuma pra contar a história!  Enquanto o marido enfrentava a fila de 40 minutos pra pagar, fui numa ilhazinha de customer service perguntar pro moço se realmente não tinha o outro pé da escrivaninha.  O rapaz foi super atencioso mas falou que não tinha e que ia chegar no dia seguinte, e que as cadeiras só na 3a feira.  Aí pedi pra ele olhar o estoque das outras lojas e ele viu que em Vaughan (uma cidade do lado de Toronto) tinha tudo que precisávamos.  Enfim, pagamos tudo e fomos pegar a mesa no lugar especial (acho que pelo fato de ser de vidro não fica nas prateleiras normais).  Mais 15 minutos nessa.  De lá (North York), fomos até o downtown descarregar as coisas no apê - aproveitamos pra levar a Jojo dar uma voltinha, um olhou pro outro e dissemos: vamos pra Vaughn.

Lá fomos nós, da outra Ikea deu uns 15 minutos pela highway, foi sossegado.  Chegando lá não tinha uma alma na loja pra contar a história - juro, se soubesse tinho ido lá desde o início.  Enfim, entramos, pegamos o que queríamos e fomos embora.  Chegamos na casa do meu tio pra devolver o carro e pedir pra ele pelo menos levar a gente até o metrô, pra não ter que levar as cadeiras no ônibus.  Na hora que ele viu ficou com dó e decidiu trazer a gente até o apê - já era de noite e de carro é rapidinho.  Nessa mesma noite já montamos a mesa e as cadeiras e conseguimos jantar olhando pra nossa vista panorâmica, uhu!

Na semana seguinte, decidimos fazer um outro "Ikea run" - a loja de Etobicoke estava dando um cupom de $25 para estudantes no sábado para compras das 17 às 21hs, shuttle grátis e desconto na entrega.  Decidimos nem pegar o carro do meu tio emprestado de tanta trabalheira que ia dar (e ele mora longe de Etobicoke).  Após muitas pesquisas em diversas lojas, tínhamos decidido comprar nosso sofá na Ikea mesmo (fomos até numa loja que fabricava na China e era relativamente barato, mas eu ia ter que sentar no chão por no mínimo 8 semanas até ter um sofá).  Enfim, compramos sofá, mais uma estante, um gaveteiro e as outras 2 cadeiras da mesa de jantar, além de outras traquitanas como um porta-toalha, umas caixas porta sapato bárbaras e um gaveteiro para o meu armário de roupas!  Como o cupom dizia que era válido para estudantes com carteirinha, eu aproveitei e usei também, já que ainda tinha minha carteirinha ISIC válida do meu MBA que acabei no meio do ano.  E, também promoção de estudante, $20 de desconto na entrega - total de savings: 70 dólares.  E o melhor de tudo - não tivemos que carregar!  Pela volume das coisas que compramos não ia caber no carro do meu tio, íamos ter que fazer 2 viagens e só de pensar na canseira dá preguiça.  No dia seguinte estava tudo em casa na parte da manhã.

Agora a parte chata: uma das cadeiras veio com a base completamente torta.  Na hora que pegamos na loja não percebemos, só na hora de montar mesmo, e imediatamente liguei pro customer service, que me deu um file number e me disse que em 48 horas alguém ia me ligar.  Já achei ruim, afinal, queria a cadeira logo, certo?  Meu raciocínio foi o seguinte: se pagamos pra entregar e o produto veio com defeito, a obrigação é deles de vir trocar.  A "viagem" até a Ikea de metrô até a última estação + shuttle é longa e cansativa, ainda mais carregando peça (fora o "dinheiro do busão" ha ha ha).  Enfiim, 3a feira (48 horas depois nada), 4a feira liguei lá, fiquei exatas 1 hora, 10 minutos e 2 segundos na musiquinha (ainda bem que era 1-800 e liguei do Skype) e não consegui falar com viva-alma.  Decidi mandar um e-mail pro customer service expondo a situação, dizendo que eu paguei pela entrega e não tinha como ir pessoalmente na loja fazer a troca de um produto que veio com defeito e que eu simplesmente queria que viessem aqui com o pedaço novo da cadeira e pronto.  Thank you for your message, someone will contact you within 24-48 hours!!!!  Enfim, final de semana quis um break de Ikea e resistimos à tentação de ir, mesmo meus tios e primos vindo aqui domingo e uma cadeira fazendo falta.  2a feira (vejam bem, já mais de uma semana depois do 1o contato) liga uma pessoa pedindo desculpas, perguntando se eu já tinha ido até a loja resolver o problema (acho que essa é a técnica deles) e dizendo que outra pessoa iria me ligar pra marcar de trocar a peça!!!   Dear lord!  Que confusão!  No fim, na 5a feira precisei ir até Etobicoke pra pegar a tradução da carteira de motorista e aproveitei a viagem, peguei o shuttle da Ikea com a pé da cadeira pendurado nas costas e lá fui eu trocar.  Já cheguei pro moço expondo meu caso, reclamando da falta de atenção (tudo numa boa, numa nice) e perguntando que tipo de compensaçãos eles iriam me dar pelo meu "inconvenience" (e que mega inconvenience, certo?).  Enfim, ele me ofereceu 20 dólares de crédito na loja e eu aceita na hora!

Ou seja, a Ikea é ótima, baratésima, tem as coisas pronta-entrega (dica, se quiser algo especial olhe o estoque pelo site da loja que você vai antes de sair de casa - aprendi que dá pra fazer isso, assim você não perde a viagem), muitos itens legais etc etc.  Mas vá preparado para muito trabalho pesado (se for trazer móveis), e customer service péssimo se você tiver algum problema fora do comum.  E apesar de eles dizerem que só trocam se você tiver toda a embalagem original, o rapaz falou que eles também aceitam produtos sem a embalagem, mas pode ser que descontem uma pequena porcentagem (bom saber).  Eu ia trocar um toalheiro que compramos e depois descobrimos que nosso banheiro é todo de dry-wall e não tem onde pendurar o dito-cujo, mas acreditem se quiser não achei o toalheiro no recibo - acho que a moça no caixa acabou não registrando e saímos de lá sem querer sem pagar o toalheiro.

Enfim, esse final de semana fizemos mais um break de Ikea.  Essa viagem na 5a feira arrebentou as minhas costas, ninguém merece.  Impressionante que só gastei 10 dólares na loja dos meus 20 de crédito, mas aproveitei e olhei várias coisinhas, tirei medidas etc.  É realmente o lugar mais prático pra comprar mesmo quem não tem carro, pois na pior da hipóteses dá pra pagar pra eles entregarem e pronto.

PS: nossa cama acabamos comprando na Sears e não na Ikea.  Não gostamos dos colchões da Ikea apesar de serem relativamente baratos.  Colchão é algo muito pessoal, nós somos meio frescos com as molas ensacadas e frescuras em geral e acabamos comprando na Sears do Eaton Centre.  Pesquisamos até na Sleep Country Canada, que é uma rede enorme que tem aqui, mas o vendedor parecia que estava num mercado persa, mostrando o preço pra gente numa calculadora, se recusando a anotar num papel e tudo isso pelo mesmo preço da Sears (demos sorte de pegar a semana de "sale" de colchões).  O senhor (juro, quase 70 anos) que nos atendeu foi super atencioso, nos deu de brinde o frame (que é o móvel de metal onde fica apoiado o box e o colchão), um jogo de capas pras rodinhas do frame (senão a cama anda pelo quarto, que tem piso de madeira) e ainda uma capa para colchão - algo que é caro aqui mas eu recomendo, pois dá pra lavar e secar na máquina e evita os famigerados bed bugs (assunto pra outro post).  Recomendo a Sears, pena que os móveis de lá não sejam nosso estilo e sejam meio caros.  Eles ainda dão garantia ilimitada de 10 anos, se daqui a 8 anos der xabu no colchão eles nos dão um novo.  Nada mal!

Um comentário:

  1. Olá...
    Continuo na leitura.. pretendo terminar 2010 hj...rs
    Nossa, q benção ter seus tios morando aí já, hein? É uma mão-na-roda, tanto no quesito estadia, por ter onde ficar nos primeiros dias, como no quesito mobilidade, por poderem emprestar o carro deles numa emergência. Sem contar o fato de provavelmente amenizar um pouco a saudade do BR.
    Queria eu ter alguém por aí pra ajudar a enfrentar esse começo q não deve ser fácil. Só tenho um amigo, da época do colegial, que está morando em Montreal, mas não sei se só com inglês e zero francês consigo ir pra lá. Tinha pensado a principio Toronto mesmo, apesar de li q aí é mais caro q Montreal. Pra falar a verdade, não defini ainda uma cidade, vamos ver com a minhas leituras!
    beijos
    Dj

    ResponderExcluir