segunda-feira, 24 de maio de 2010

Reviravolta - profissão no NOC e processo federal!


Esse domingo fomos a um encontro de futuros canadenses organizado pela Mel e Sil do Possibilidades Canadenses.  Quem ficou mais animado pra ir foi o marido, já que ele só fala de Canadá praticamente comigo - eu acabo "falando" pelos blogs mesmo.

Chegamos lá cedo e estavam só a Mel e a Sil e começamos a conversar explicando o porquê de irmos como estudante antes, já que nossas profissões não estavam na lista do NOC de "aprovadas" para imigração.  Eis que uma delas falou: está sim, a gente está indo por essa profissão!  Eu gelei, um misto de alegria e decepção.  O meu marido tem uma escola de inglês e sempre trabalhou com ensino de línguas.  Quando procurarmos as profissões nossas na lista passamos batido por uma categoria chamada "College and other vocational instructors" já que, na nossa cabeça, vocational instructor é um instrutor vocacional, desses que ajudam adolescentes a descobrir que profissão seguir, sabe?  Enfim, eis que language school instructors está lá e sempre esteve.  E nós não vimos!!!!  Fiquei me martirizando um pouco "como a gente não viu isso?", mas agora não adianta chorar sobre o leite derramado.

No final, estamos antecipando algo que estava nos nossos planos desde o início: dar entrada no processo federal pelo Skilled Worker.  Nosso plano era eu ser a principal se conseguisse um job offer, ou meu marido ser o principal depois de 1 ano como estudante, o que viesse primeiro.  Agora podemos dar entrada imediatamente!

Passei a tarde de ontem fuçando o site do CIC de novo, baixando manuais etc etc.  A prioridade agora é fazer o IELTS - li em algum lugar que o IELTS teria que ser enviado na abertura do processo, mas na primeira leva de documentos para mandar pra Nova Scotia ainda não precisa do IELTS.  Quase fizemos a inscrição pra prova pro dia 5/6 mas com tanta correria e sabendo que só será preciso enviar quando o consulado de SP solicitar os documentos.  Pelos timelines do Ultranol, o pessoal está demorando no mínimo 1 mês entre o envio da documentação até o recebimento do pedido de documentos, então o marido decidiu fazer o teste no dia 26/6 (os resultados demoram 13 dias pra sair).

Quero ver se preenchemos todos os formulários ainda essa semana para mandar para Nova Scotia para abrir o processo.  O que está pesando nesse momento são as taxas: entre as taxas do consulado mais o IELTS dá quase R$2.500,00, além das taxas do visto de estudante e de todos os gastos que estamos tendo com o mestrado/mudança.  Mas é isso aí, quanto antes virarmos Permanent Residentes, menos vai custar o mestrado!

E vamo que vamo!

2 comentários:

  1. Ainda bem que o fato de não ter notado que a profissão estava lá não atrapalhou em nada o sonho de vocês. Rumo ao Canadá gente.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Ficamos na dúvida se precisaria ou não enviar o resultado do Ielts junto com os documentos para NS e acabamos enviando. Depois vimos que realmente não precisava. Boa sorte para vcs agora no Processo Federal!

    ResponderExcluir